É comum acreditar na ideia de que o negócio só vende mais se oferecer produtos para todos os públicos. Na verdade, não é bem assim. O que realmente pode alavancar as vendas é observar o cenário atual do setor e buscar estratégias que direcionam a ações mais específicas, como a escolha de um nicho de mercado.
Assim, afunilar diretamente tudo aquilo que é oferecido para os clientes, com foco em suprir as necessidades de uma parcela de consumidores, é uma oportunidade muito vantajosa.
Algumas das principais vantagens dessa prática são o impulsionamento do crescimento financeiro do negócio ao potencializar a geração de receita e a possibilidade de torná-lo referência diante dos concorrentes.
Neste artigo, explicaremos mais sobre como é benéfico escolher um nicho de mercado e quais você deve ter atenção para implementar no seu negócio e, consequentemente, atrair consumidores. Continue a leitura!
O que é um nicho de mercado?
Independentemente do setor ao qual o seu negócio pertence, tanto o público já fidelizado quanto os potenciais clientes possuem demandas específicas e buscam produtos para supri-las no dia a dia.
Então, um nicho de mercado é justamente uma parcela desses consumidores que necessita de determinado item em específico, por exemplo, uma pessoa que busca uma pasta de dente direcionada para os cuidados com implantes dentários.
Portanto, conceitualmente, um nicho de mercado é uma segmentação em meio a todos os públicos e possibilidades de vendas. É uma área específica a qual o negócio pode atuar e se tornar referência por oferecer determinado tipo de produto.
Como escolher um nicho de mercado?
Escolher um nicho de mercado não é um processo tão complicado. Implementar essa estratégia requer a análise de alguns fatores relacionados ao seu negócio, às necessidades dos consumidores e também sobre à concorrência.
Avaliação da relação entre a oferta e a procura
Busque comparar o que o seu negócio já oferece com o que está sendo procurado de forma recorrente pelos clientes. Entender essa relação entre oferta e procura é essencial para saber quais são as expectativas do público.
Analisar o que os consumidores procuram, consequentemente, ajuda a deixar claro se há ou não uma oportunidade para o seu negócio explorar um novo nicho de mercado.
Identificação das dores dos consumidores
Além de observar o que procuram, converse com seus clientes, sem demonstrar interesses comerciais, para saber de forma mais aprofundada quais são as suas dores e o que os deixa insatisfeitos.
Uma boa estratégia que pode complementar ou ser alternativa a uma conversa é fazer pesquisas rápidas, com perguntas curtas e objetivas. Também busque obter feedbacks a cada venda realizada para avaliar o nível de satisfação do consumidor.
Dessa forma, fica mais fácil verificar um possível nicho de mercado a ser adotado pelo seu negócio.
Explorar os concorrentes para verificar oportunidades
Para que o seu negócio possa identificar um nicho de mercado mais facilmente, vale a apena explorar o que os concorrentes oferecem, tanto em relação a produtos quanto a qualidade do atendimento.
Aquilo que os concorrentes ainda não oferecem pode ser a saída para o seu negócio se destacar ao trazer novidades para os consumidores.
Nicho de mercado: segmentações que podem fazer o seu negócio garantir mais vendas
Buscar um nicho de mercado para o seu negócio é vantajoso não só pelo aumento nas vendas e pela conquista de um público mais exclusivo. Isso também ajuda a direcionar melhor os próximos passos no gerenciamento de recursos e esforços para atender as necessidades dos clientes.
Em outras palavras, um nicho de mercado é peça-chave para o sucesso do negócio ao aumentar o seu nível de competitividade mercadológica e viabilizar a criação de um vínculo de confiança com o consumidor.
Assim, é essencial acompanhar as mudanças de hábito dos clientes e ficar de olho nos nichos que estão surgindo no mercado para implementar no seu negócio.
Oncológico
Infelizmente, as doenças cancerígenas têm afetado mais pessoas a cada dia. Segundo as estimativas mais recentes da Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC) da Organização Mundial da Saúde (OMS), há uma projeção de aumento da carga global de câncer.
Até 2050, segundo a entidade, a previsão é de mais de 35 milhões de novos casos, o que representa um aumento de 77% em relação à projeção de novos casos de câncer feita em 2022.
Com isso, além dos tratamentos realizados em hospitais, é preciso que o paciente siga alguns cuidados fora do ambiente hospitalar, como usar medicamentos específicos.
Assim, oferecer remédios com finalidades oncológicas é um nicho de mercado a ser considerado pelo seu negócio. No entanto, vale ressaltar, é preciso ter uma infraestrutura adequada para atender exigências técnicas e sanitárias.
Também é necessário contar com um profissional qualificado e que tenha conhecimentos sobre a área da Oncologia para manusear corretamente os medicamentos e também orientar o público.
Cosméticos
O setor de cosméticos está em contínua expansão. Conforme dados divulgados pela McKinsey & Company, mercado da beleza, que inclui perfumes, cosméticos e produtos para o cuidado capilar, pode movimentar cerca de US$ 580 bilhões até 2027.
Além do crescimento constante, o segmento de cosméticos também está sempre trazendo inovações ao lançar produtos direcionados para cada tipo de necessidade nos cuidados com o corpo, aparência e saúde bucal.
Dessa forma, esse segmento acaba impulsionando o surgimento de um nicho de mercado ainda mais específico. Então, é importante acompanhar as tendências e avaliar as possibilidades de levar para o seu negócio as novidades do mercado da beleza.
Odontológico
O setor odontológico também mudou muito ao longo dos anos e segue avançando ainda mais. Atualmente, já é possível encontrar produtos bucais mais específicos para cada tipo de necessidade no cuidado oral.
As linhas bucais da New Dental Care são exemplos, por conter produtos destinados aos cuidados com:
- Dentes naturais
- Restaurações
- Laminados cerâmicos
- Próteses
- Implantes dentários
- Problemas que afetam a gengiva
- Pós-operatório
Esse é um nicho de mercado promissor que pode potencializar as vendas do seu negócio, tornando-o referência em produtos para a manutenção da saúde bucal.
Vegano
O número de pessoas veganas está aumentando a cada dia em todo o mundo, principalmente entre as pessoas com idade entre 25 e 34 anos, segundo um estudo do Instituto Harris Interactive.
Somente no Brasil, a Sociedade Vegetariana Brasileira estima que o país tenha cerca de sete milhões de veganos, o que representa uma parcela significativa da população.
Assim, oferecer produtos veganos, como as linhas bucais da New Dental Care, é uma excelente oportunidade para alavancar o seu negócio.
Confira outras dicas para impulsionar seu negócio no blog da New Dental Care
Além de entender como a adoção de um nicho de mercado pode aumentar as vendas, no blog da New Dental Care, também há outros artigos que trazem dicas relevantes para impulsionar o seu negócio e ajudar você a deixá-lo bem preparado para atender as necessidades dos seus clientes.
Após conferir as outras dicas disponíveis em nosso blog, não deixe de conhecer as nossas linhas bucais e os seus benefícios no site para entender como cada produto pode ajudar a atrair mais consumidores para o seu negócio.