Home Page / Implantes / Alimentação após implante dentário: o que comer?

Alimentação após implante dentário: o que comer?

Como você deve saber, a colocação de implantes dentários é um procedimento cirúrgico. Então, algumas adaptações e restrições são necessárias no pós-operatório para evitar problemas e garantir que o período de recuperação seja bem-sucedido.

Uma das mudanças que inevitavelmente ocorre é na alimentação. Por isso, é comum as pessoas questionarem os dentistas sobre esse assunto no consultório para saber exatamente o que fazer.

Afinal de contas, o que é permitido comer e o que deve ser evitado após a cirurgia de implante dentário? A resposta para essa pergunta está logo abaixo, continue lendo!

As primeiras 48h após a realização do implante dentário 

O implante dentário tem a finalidade de devolver não somente o sorriso, mas também a capacidade de mastigação do paciente. Para que isso seja possível, é feita uma perfuração na gengiva até chegar no osso alveolar, local onde será colocado um pino que sustentará a prótese.

Como a região fica bem sensível, somente alimentos líquidos, pastosos e gelados são permitidos nas primeiras 48h após a intervenção. É que, nesse período, acontece um processo orgânico conhecido como osseointegração, que nada mais é do que a integração do pino à boca enquanto os tecidos bucais se recuperam.

Nas primeiras 48h após o implante, tenha atenção redobrada!

Mais abaixo, abordaremos detalhadamente como fica a alimentação. Continue a leitura!

Não force a boca para fazer movimentos

Evite movimentar a boca com um certo grau de rapidez após o implante dentário. Prefira não falar muito, ou seja, tente se comunicar de outras formas. E reforçando novamente, não coma nada mastigável. Lembre-se que a estrutura operada está vulnerável.

Ter atenção redobrada, nesse primeiro momento da recuperação, é fundamental para garantir a firmeza e a estabilidade do implante, permitindo que os tecidos bucais possam se regenerar. Então, faça o mínimo de esforço.

A alimentação após implante dentário

Mulher de meia-idade sorrindo enquanto corta ingredientes na cozinha para preparar uma refeição

Adiantamos acima que nas primeiras 48h só é permitido ingerir alimentos líquidos, pastosos e gelados. Isso significa que até a liberação do dentista, qualquer comida quente ou morna e que exija algum grau mais elevado de mastigação não pode ser consumida agora.

A alimentação tem que ser baseada em alimentos macios e pastosos. Veja o que é recomendado:
Sopas frias e sem carne
Vegetais cozidos e amassados
Purês de batata e de abóbora
Peixe
Ovo cozido ou mexido
Gelatina
Pão e biscoitos amolecidos com leite
Mingau
Leite
Chá frio ou gelado
Iogurte
Frutas não cítricas
Sucos não cítricos
Vitaminas
Sorvete

Vale ressaltar, tudo que estiver no seu prato tem que estar frio ou gelado. Nada de ingerir alimentos quentes ou mornos e que tenham uma textura que exija mastigação, combinado?

O que não comer no pós-implante?

Bem, basicamente já adiantamos a resposta no final do tópico anterior. Mantenha-se distante de alimentos quentes e mornos, com uma textura mais firme, que precisam ser triturados pelos dentes, como amendoim, castanhas, nozes e carnes em pedaços, por exemplo.

Também passe longe de frutas cítricas, bebidas alcoólicas e gasosas como refrigerante, além de pratos com receitas apimentadas ou que foram preparadas com condimentos que tenham um sabor mais forte.

Os motivos para fazer mudanças na alimentação

A textura, temperatura e o pH de alguns alimentos podem interferir no processo de recuperação. Somente após avaliações periódicas, aos poucos, o dentista fará a liberação para consumo de itens mais consistentes.

Caso não ocorram mudanças na alimentação, o resultado será:
Dores e incômodos constantes 
Surgimento de inchaços 
Possibilidade de infecções
Demora na cicatrização.

Portanto, essas modificações são essenciais, pois a região onde o implante dentário foi colocado não está pronta receber toda a carga de pressão que a mastigação possui. 

A higienização bucal depois da cirurgia de implante dentário

Outra dúvida comum é como será feita a higienização bucal depois da colocação do implante dentário. Ainda no consultório, o paciente recebe orientações para não cometer erros e comprometer tanto a sua saúde quanto o sucesso do procedimento.

Após a liberação da escovação, é recomendado o uso de creme dental e enxaguante bucal, ambos sem flúor e específicos para os cuidados com implantes. Dessa forma, fica mais fácil evitar desgastes na prótese, além de garantir uma proteção adequada ao sorriso.

E então, gostou de saber mais sobre esse assunto? No blog da New Dental Care, há outros conteúdos interessantes sobre os cuidados com a saúde bucal. Vale a pena conferir!

Tem muitas dicas valiosas para você cuidar do seu sorriso em nosso blog.
Acesse agora!

Navegue por outras matérias!