Se olhar no espelho e ver alguma mancha nos dentes é motivo de preocupação para muitas pessoas, principalmente por questões estéticas, o que acaba gerando incômodos e desconfortos com o sorriso.
Além da aparência, uma simples mudança de tonalidade do dente também pode ser um sinal de que há algum tipo de problema bucal, sabia? Mas calma, há formas de reverter essa situação e também evitá-la.
Nos próximos tópicos, vamos te explicar quais são os tipos de manchas, qual o motivo de os dentes ficarem manchados e como impedir que o seu sorriso seja afetado. Continue a leitura para conferir tudo em detalhes e saber quais hábitos você deve mudar a partir de agora.
Mancha nos dentes é um problema comum?
Antes de explicar mais sobre o assunto e trazer respostas para as possíveis dúvidas que você tem no momento, vale a pena esclarecer que, sim, a existência de alguma mancha nos dentes é algo absolutamente comum. Quase todo mundo tem ou já teve.
Então, inicialmente, ao se deparar com uma mancha no dente, não há motivo para tanta preocupação. Somente em alguns casos mais específicos, mas sobre isso, logo, explicaremos mais detalhadamente. Continue a leitura!
Mancha nos dentes: quais são os tipos?
Manchas externas
As manchas externas surgem no esmalte — camada que reveste e protege os dentes de degastes. Isso significa que as mudanças de tonalidade são apenas superficiais, ou seja, não afetam diretamente as camadas internas da estrutura dentária.
A origem desse tipo de mancha nos dentes está relacionada a ação de agentes químicos ou ao acúmulo resíduos alimentares que se acumulam por não serem totalmente removidos durante a higienização bucal.
Manchas internas
Ao contrário das externas, essas manchas surgem nas camadas internas do dente, podendo ser um reflexo de que há algum problema na dentina ou na polpa, que é a porção da estrutura dentária que possui ligações sanguíneas e terminações nervosas.
Um tratamento de canal que não foi realizado adequadamente também pode causar esse tipo de mancha nos dentes.
Mancha nos dentes: quais são as causas?
Higiene bucal ineficiente
Uma higiene bucal ineficiente contribui muito para o surgimento de alguma mancha nos dentes. Mas a consequência de erros durante a escovação ou de deixar de usar o fio dental, por exemplo, não é somente essa.
Aos poucos, vão surgindo desgastes que, em casos mais avançados, causam a perda dentária. Então, é preciso ter máximo cuidado e atenção na sua rotina de Oral Care para manter o seu sorriso bem protegido.
Alguns hábitos alimentares
O consumo frequente de alguns tipos de alimentos e bebidas também pode causar mancha nos dentes em maior ou menor grau. E o que facilita esse processo é a má higienização da boca.
É que os pigmentos, naturais ou artificiais, acabam grudando na superfície dentária permanentemente se não for feita uma boa escovação logo após o consumo.
Tabagismo
O cigarro é um item que possui milhares de substâncias tóxicas altamente prejudiciais ao organismo. São mais de 4.000 compostos que impactam a saúde, inclusive, a bucal.
Então, o hábito de fumar resulta em mancha nos dentes em tons amarelados ou escuros, afetando a estrutura dentária e a estética do sorriso, além de causar diversos tipos de problemas de saúde.
Idade e uso frequente de medicamentos
Ao longo do tempo, o esmalte dentário tende a se desgastar, deixando a dentição menos resistente a impactos, o que favorece o surgimento de mancha nos dentes.
Outro fator que contribui para a mudança na tonalidade do sorriso é o uso de alguns tipos de medicamentos com frequência e em altas doses. Isso ocorre devido à ação dos componentes utilizados na formulação do remédio.
Mancha nos dentes: como identificar?
É fácil identificar a existência de alguma mancha nos dentes porque essa condição é bem visível. Basta observar atentamente se há alguma área com uma cor diferente.
Veja se há pequenas manchas em tom esbranquiçado, amarelado ou até mesmo mais escuro. Também verifique se essa alteração na cor parece ser mais superficial ou interna.
Formas para tratar mancha nos dentes
Como dissemos acima, há formas de tratar a mancha nos dentes. Mas vale lembrar que se você possui essa condição bucal, não utilize receitas mirabolantes para tentar reverter a situação.
Sendo assim, o recomendado é visitar o seu dentista para verificar qual é a solução mais adequada para o seu caso. Abaixo, trouxemos alguns exemplos de tratamentos:
- Limpeza: também conhecida como profilaxia nos consultórios odontológicos, a limpeza é utilizada para remover manchas causadas pela má higiene bucal
- Clareamento: o clareamento dentário é feito com o uso de produtos bucais específicos para reverter a alteração na tonalidade dos dentes
- Correção estética: a correção estética com facetas ou coroas é outra solução utilizada por dentistas para tratar as manchas nos dentes
Quando a mancha nos dentes deve ser motivo de preocupação
Como adiantamos acima, a princípio, uma mancha nos dentes não é algo grave. No entanto, além do aspecto estético, se houver algum incômodo bucal, como a sensibilidade dental, é um sinal claro de que algo não está bem.
A presença de manchas, sobretudo em tonalidades mais escuras, pode ser um indicativo de má higiene oral, desgastes no esmalte dentário e problemas nas camadas internas do dente. Dependendo do tipo, como a de tártaro, também contribui para o mau hálito.
Mas vale ressaltar que, se você observou alguma mancha nos seus dentes e tem dúvidas se a alteração é motivo de preocupação ou não, procure o seu dentista para ter um diagnóstico preciso.
Como prevenir mancha nos dentes?
Além de haver formas de corrigir as alterações provocadas por alguma mancha nos dentes, também é possível preveni-las. O primeiro passo é rever seus hábitos alimentares, como explicamos acima. Também pare de fumar, caso seja uma pessoa adepta ao cigarro.
E se você utiliza medicamentos com uma ação forte, que esteja provocando alterações nos dentes, procure o seu médico e o dentista de sua confiança para entender o que deve ser feito sem prejudicar o tratamento com os remédios.
A higiene bucal como aliada na prevenção de mancha nos dentes
Uma higienização bucal adequada e eficiente é essencial para prevenir o surgimento de alguma mancha nos dentes. Mas além da limpeza em si, é preciso ter atenção aos produtos bucais utilizados.
Use sempre uma escova de dente de cerdas macias e uma pasta de dente que contenha uma fórmula com baixo nível de abrasividade. Assim, é possível impedir desgastes no esmalte dentário.
Ainda sobre o uso de produtos bucais na sua rotina de Oral Care, evite a exposição frequente a altas quantidades de flúor, pois essa substância em excesso pode causar mancha nos dentes. Esse tipo de alteração é conhecido como fluorose.
Como exemplo de produtos bucais de qualidade que não provocam desgastes nos dentes, citamos a Linha Cosmetic da New Dental Care, que foi pensada para garantir uma boa higiene oral sem causar agressões ao sorriso, como manchas, e máxima proteção no dia a dia.