Home Page Blog Você sabe quais são os sinais da erosão dentária e o que fazer para evitar esse problema?

Por acaso você já ouviu falar em erosão dentária? Esse problema de saúde é um desgaste que pode afetar pessoas de qualquer idade e costuma ser causado pelo contato excessivo com ácidos.

E para evitá-lo, é importante levar em conta alguns cuidados que vão desde hábitos alimentares até a higiene bucal no dia a dia. Para saber mais sobre causas, sintomas e prevenção, separamos tudo que você precisa conferir a seguir.

O que é a erosão dentária e quais são os principais sinais?

A erosão dentária é um desgaste que acontece no esmalte dos dentes devido ao contato com substâncias ácidas. Quando essa camada de esmalte começa a desaparecer, a parte debaixo, chamada de dentina, passa a ser atingida.

Como consequência, esse atrito causa uma maior sensibilidade na região, podendo ocasionar em diferentes sintomas, como rachaduras, dores, mudança de coloração e até mesmo maior risco para outros problemas de saúde como as cáries.

Alguns dos principais sinais de uma erosão dentária podem incluir:
Aumento na sensibilidade
Surgimento de rachaduras e fissuras nos dentes
Coloração mais amarelada
Dores na hora da mastigação
Cáries e doenças periodontais associadas
Em casos mais graves, perda do dente

Quais são as principais causas da erosão dentária?

Existem dois tipos de erosões dentárias mais conhecidos, de acordo com as principais causas relacionadas aos seus surgimentos:

Erosão intrínseca

Nesses casos, a erosão surge devido ao contato com ácidos produzidos pelo próprio organismo humano. Por exemplo, quando uma pessoa tem refluxo, o ácido gástrico que volta do estômago para a boca pode levar a esse desgaste.

Além disso, ela também pode ser comum em casos de transtornos alimentares como a anorexia e a bulimia, e ainda em pessoas com secura excessiva na boca (chamada pelos dentistas de xerostomia).

Erosão extrínseca

Por outro lado, há também a erosão ocasionada por fatores externos, mais especificamente por conta dos hábitos alimentares. O consumo de alimentos muito ácidos, como as frutas cítricas, e também doces e refrigerantes, ricos em açúcar, podem causar essa condição.

Veja alguns dos alimentos ácidos que, em excesso, podem levar à erosão dentária:
Frutas cítricas e seus sucos, como limão, laranja, abacaxi e tangerina
Doces como chocolate e balas
Refrigerante
Café
Bebidas alcoólicas como vinho e cerveja
Vinagre
Tomate e derivados, como molhos, extratos e ketchup

Outras causas

Além da alimentação, o uso de determinados medicamentos e o ato de forçar a escovação a ponto de afetar o esmalte dentário também podem ser considerados fatores que podem levar à erosão.

Existe tratamento para esse problema de saúde?

Para tratar uma erosão dentária, antes de mais nada, é preciso realizar um diagnóstico com ajuda de um dentista. O profissional irá observar as características que indicam o problema de saúde, como formato e coloração dos dentes.

Após confirmar a condição, ele poderá avaliar a melhor opção para cada paciente. Por exemplo, em estágios mais iniciais, é possível optar por mudanças de hábitos alimentares em alguns casos, evitando açúcar e alimentos ácidos.

Já em casos mais avançados, pode ser necessário fazer aplicação de resinas ou de selantes, tratamentos a laser, restaurações dentárias, entre outras medidas.

Você sabia que uma pasta de dente abrasiva pode afetar o esmalte dentário?

3 dicas para evitar a erosão dentária

Para prevenir o risco de erosão nos dentes, é importante seguir alguns cuidados na rotina:

1. Faça trocas saudáveis

Em primeiro lugar, considere fazer mudanças dos alimentos ácidos por outras opções nas refeições. Por exemplo, ao invés de refrigerante e sucos, prefira água de coco. Ao invés de temperar a salada com vinagre, utilize azeite de oliva, e assim por diante.

Vale também incluir mais alimentos ricos em cálcio na alimentação, pois ajudam no fortalecimento dos dentes, além de manter uma boa hidratação com água mineral ao decorrer do dia.

2. Visite seu dentista

Outro hábito que pode ser aderido ao seu dia a dia é fazer visitas periódicas ao dentista. O profissional poderá dar mais orientações de como prevenir a erosão dental e também de como proteger o esmalte dentário.

3. Cuide da sua saúde bucal

Por fim, é importante seguir com os cuidados básicos de higiene bucal. Faça a escovação, ao menos, três vezes ao dia, sem realizar movimentos com força e com ajuda de produtos certos e menos abrasivos

Outra dica: após ingerir alimentos ácidos, o recomendado é também escovar os dentes depois de 30 minutos.

Saiba mais sobre erosão dentária e outros problemas de saúde bucal com a New Dental Care

Para conhecer mais acerca de cuidados dentais, não deixe de acompanhar o blog da New Dental Care, que está repleto de conteúdos sobre Oral Care e dicas para a sua rotina!

Fique por dentro dos principais assuntos sobre saúde bucal no nosso blog!