Ter diferenciais diante da concorrência é fundamental para se destacar no mercado, não é mesmo? Então, reunimos algumas estratégias de vendas que irão ajudar a potencializar o seu negócio.
Ao todo, são seis dicas simples que podem ser implementadas agora e que vão fazer toda diferença para aprimorar a sua gestão no dia a dia, além de contribuir com o crescimento na fidelização de clientes e o aumento no faturamento.
Então, confira os próximos tópicos deste artigo com atenção para entender o que deve ser feito na prática!
Entendendo o que são estratégias de vendas e a sua importância
Estratégias de vendas são práticas planejadas para direcionar as vendas de um negócio, com metas e objetivos definidos para serem alcançados a curto, médio e longo prazo.
Explicando em outras palavras, é um estudo técnico que aponta os melhores caminhos para a tomada diária de decisões, o que facilita a atração de clientes e, por consequência, o impulsionamento das vendas e das receitas.
Então, para que um negócio possa se desenvolver, é muito importante traçar estratégias de vendas para conseguir se aproximar e conversar com o cliente, tendo uma abordagem eficiente e, ao mesmo tempo, não tão invasiva.
Confira 6 estratégias de vendas para implementar agora no seu negócio
Abaixo, apresentaremos seis estratégias de vendas que podem ser implementadas no seu negócio a qualquer momento para potencializar a comercialização de produtos e aumentar os ganhos financeiros. Confira!
1- Trabalhe a escassez
Trabalhar a escassez é uma das estratégias de vendas que podem alavancar seu negócio rapidamente. Essa técnica consiste em oferecer aos clientes algo não tão comum, ou seja, difícil de ser encontrado.
Então, exemplificando essa afirmação, ofereça um produto específico com uma porcentagem de desconto diferenciada para os primeiros 20 clientes que comprarem, seja pessoalmente, por telefone ou outro canal de atendimento.
Isso despertará no público um certo senso de urgência para aproveitar essa oportunidade única.
2- Ofereça uma boa variedade de produtos
Oferecer uma boa variedade de produtos contribui bastante para a atração de clientes. Então, tenha uma atenção especial com o mix de itens comercializados pelo seu negócio.
Busque compreender as demandas do público, analisar o que está em falta e montar um estoque de produtos que atenda as necessidades dos consumidores para evitar a perda de vendas.
Também fique atento às novas tendências que vão surgindo no mercado para se adequar às demandas de potenciais clientes, como é o caso do consumo de produtos de origem vegana, desenvolvidos por marcas que priorizam o cuidado e a preservação do meio ambiente.
Segundo dados da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), órgão sem fins lucrativos que promove a alimentação vegana, existem atualmente cerca de mais 3.523 estabelecimentos no país que oferecem pelo menos uma opção vegana em seu cardápio.
Ainda segundo a entidade, com o auxílio do Google Trends, de janeiro de 2014 a dezembro de 2022, o volume de buscas pelo termo “vegano” cresceu em torno de 660% no Brasil.
Neste sentido, a New Dental Care é um exemplo ao desenvolver linhas de produtos bucais eco-friendly, veganas e não testadas em animais, proporcionando um consumo consciente nos cuidados com o sorriso.
3- Exponha os produtos de forma estratégica
Outro ponto importante é saber posicionar os produtos dentro do seu estabelecimento. Isso é importante porque traz mais facilidade para o cliente encontrar exatamente o que precisa.
Mais do que simplificar a compra do consumidor, expor os produtos de forma estratégica também possibilita que o público conheça novas opções de produtos que fazem parte do seu mix.
4- Promova novidades no seu negócio
Também é indispensável promover novidades para despertar nos potenciais clientes os gatilhos da novidade e curiosidade, pois isso ajuda a potencializar o seu negócio,
Dessa forma, surge no consumidor o desejo de visitar o estabelecimento ou entrar em contato para saber mais sobre um determinado produto.
5- Divulgue o seu negócio
Não deixe de investir na divulgação do seu negócio. Essa estratégia pode auxiliar o seu negócio a conversar com o público de modo menos invasivo, como já mencionamos acima.
Então, aposte em múltiplas estratégias de divulgação tanto nos meios tradicionais, como rádio ou outdoor e também no mundo digital, com o auxílio das redes sociais.
Falando especificamente de redes sociais, segundo a pesquisa “Transformação Digital nos Pequenos Negócios” realizada e divulgada pelo Sebrae em 2023, sete em cada dez pequenos negócios possuem perfil em alguma rede social. As mais utilizadas são o Instagram, com 64% e o Facebook, com 41%.
6- Fidelize os seus clientes
A fidelização dos seus clientes é uma das estratégias de vendas que garantem tanto o sucesso das demais citadas acima quanto do seu negócio de modo geral. Isso porque quando falamos de consumidores, não basta apenas vender.
É necessário oferecer condições diferenciadas para despertar no cliente o desejo de voltar sempre que ele precisar. Então, crie descontos e promoções exclusivas de forma estratégica para cada perfil de consumidor.
A New Dental Care pode ajudar a alavancar o seu negócio
A New Dental Care oferece linhas de produtos bucais específicas para públicos diferentes, que possuem necessidades únicas na rotina de cuidados com a saúde bucal.
Nossos produtos bucais se destacam no mercado pela alta qualidade, por serem inovadores e também por possuírem uma margem de rentabilidade mais vantajosa, quando comparado com os produtos oferecidos por outras marcas do segmento de saúde bucal.
Além da lucratividade, incluir as nossas linhas em seu mix irá possibilitar ao seu negócio mais facilidade para alcançar novos consumidores e atender as necessidades de cuidados bucais de públicos específicos, como o vegano, garantindo o sucesso de vendas e de faturamento.