É possível afirmar que aumentar a rentabilidade é o desejo de todo dentista responsável por uma clínica odontológica. No entanto, para muitos, não é tão fácil alcançar esse objetivo por conta de alguns fatores.
A falta de estratégias, por exemplo, é um dos fatores que impedem o crescimento da clínica, além de torná-la menos atrativa aos olhos de potenciais pacientes, que acabam escolhendo concorrentes mais bem preparados para atender as suas necessidades bucais.
Então, gerenciar a clínica de forma estratégica não é apenas uma maneira para aumentar a rentabilidade, mas também o melhor caminho para se destacar em um mercado odontológico tão competitivo como o brasileiro.
Neste artigo, abordaremos mais sobre o assunto, apresentando sete estratégias que podem ser implementadas e fazer a diferença na sua clínica odontológica para potencializar o aumento dos ganhos financeiros.
A importância de uma clínica odontológica mais rentável
Além de um portfólio de tratamentos abrangente, capaz de suprir as mais variadas necessidades relacionadas a saúde bucal, também é necessário ter atenção ao retorno financeiro da clínica odontológica.
Por mais que seja destinada ao cuidado oral, a clínica também é um negócio e o seu principal produto são os tratamentos disponibilizados para o público. Assim, é essencial ter um bom gerenciamento.
Quando bem gerida, a clínica consegue não só atrair, mas reter pacientes com mais facilidade. Assim, essa fidelização de público possibilita o crescimento contínuo do negócio.
Em outras palavras, a rentabilidade é um fator-chave que merece atenção constante por parte do dentista responsável pela clínica, por ser algo que tem ligação direta com a saúde financeira do empreendimento.
Rentabilidade: sete estratégias para potencializar a sua clínica odontológica
Aumentar a rentabilidade da clínica odontológica é um desafio constante e, embora não haja fórmulas mágicas para atingir esse objetivo facilmente, existem alguns passos-chaves que podem ajudar nessa jornada.
São direcionamentos que fazem toda a diferença ao apontar o que deve ser feito para que a clínica consiga conquistar uma boa carteira de pacientes e fidelizá-los, potencializando o sucesso no atendimento e nas finanças. Confira abaixo!
1- Tenha um planejamento financeiro
Com planejamento, tudo fica mais fácil de ser executado de uma forma assertiva para alcançar os objetivos estabelecidos. Ter organização é essencial para gerir tempo e recursos em qualquer segmento.
Então, faça um planejamento financeiro detalhado para a sua clínica odontológica. Isso é indispensável para garantir uma boa gestão de receitas, ou seja, como o dinheiro deve ser aplicado.
Ao identificar os pontos de melhoria, crie metas e formas de controle das finanças para que seja possível lidar, sem contratempos, com as obrigações econômicas e fazer investimentos promissores.
2- Otimize a captação de novos pacientes
A captação de novos pacientes é imprescindível para potencializar o crescimento efetivo da sua clínica odontológica e a sua rentabilidade. Então, busque formas de ampliar o número de clientes atendidos e, consequentemente, aumentar a geração de receita.
Vale a pena investir em estratégias de marketing odontológico para que o seu negócio consiga atingir novos públicos, atraí-los e fidelizá-los.
3- Cuide do fluxo de caixa
Jamais descuide do fluxo de caixa. É muito importante controlar as receitas que entram e as quantias que estão saindo para saber se o nível de rentabilidade da sua clínica odontológica está positivo ou não.
Além do controle diário, é essencial fazer análises periódicas para que seja possível planejar os próximos passos da clínica odontológica no mercado.
4- Aumente sua taxa de aceitação de casos
O sucesso da clínica odontológica também depende do aumento da taxa de aceitação de casos. Mas para que isso seja possível, é importante ter atenção a dois pilares: qualidade do atendimento e conscientização pós-tratamento.
Então, deixe a equipe da sua clínica mais bem preparada para oferecer uma boa experiência de atendimento. E busque formas para motivar os pacientes a retornarem após a realização de algum procedimento.
Deixe claro para o seu paciente a importância da prevenção no pós-tratamento com consultas de retorno. Também avalie a possibilidade de oferecer descontos para instigar a volta dele.
5- Conheça seu público-alvo e invista em experiência
Analise qual é o perfil do seu público-alvo e as necessidades bucais mais recorrentes apresentadas durante os atendimentos. Explicando de outra forma, busque conhecer as dores dos seus pacientes.
Dessa forma, fica mais fácil investir em mecanismos para que a clínica odontológica possa proporcionar uma boa experiência, com um atendimento mais personalizado e humanizado.
Também observe a necessidade de implementar novos tipos de tratamentos, que tenham técnicas e procedimentos mais modernos para suprir necessidades específicas no cuidado oral.
6- Evite inadimplência
Um bom planejamento financeiro e um controle de caixa eficiente, como citamos acima, também é essencial para evitar a inadimplência da clínica odontológica em relação ao cumprimento das obrigações comerciais e trabalhistas.
7- Conte com parceiros que ajudem a crescer
Também busque parceiros que ofereçam soluções inovadoras, que possam complementar os tratamentos oferecidos na sua clínica odontológica durante o atendimento ou no pós-procedimento e, de modo geral, contribuir com o crescimento do seu negócio.
Nesse sentido, a New Dental Care é um exemplo, pois além de desenvolver os melhores produtos de Oral Care, com fórmulas exclusivas patenteadas globalmente, a marca trouxe uma importante inovação para o mercado: a New Dental Care Store.
New Dental Care Store: pensada especialmente para impulsionar a rentabilidade da sua clínica odontológica
A New Dental Care Store, é um projeto especialmente desenvolvido pela New Dental Care para impulsionar a rentabilidade da sua clínica odontológica e transformar o pós-tratamento dos seus pacientes por meio de um modelo inédito de parceria.
O objetivo é aumentar a receita de forma recorrente, com uma comissão originada da venda das linhas bucais da New Dental Care de forma consignada. Esse modelo traz importantes benefícios, como:
- Mais facilidade para os pacientes: com a disponibilização direta na clínica de produtos bucais específicos para cada necessidade no pós-tratamento, os pacientes encontram exatamente o que precisam ao final de cada atendimento sem ter que se deslocar para uma farmácia;
- Gestão simplificada: todos os produtos são fornecidos sem a necessidade de investimento inicial e, tanto os processos logísticos quanto o gerenciamento de estoque e emissão de notas fiscais são de responsabilidade da New Dental Care.
Conheça todas as vantagens de ter uma New Dental Care na sua clínica odontológica e aumente sua rentabilidade
Os benefícios citados acima são apenas algumas das principais vantagens de ter uma New Dental Care Store na sua clínica odontológica. Aderir a esse modelo inovador de parceria é a melhor escolha para aumentar a rentabilidade do seu negócio com a geração de receita recorrente.