Você já deve ter ouvido falar de vários benefícios do uso de produtos bucais que contenham flúor em sua fórmula de fabricação. Mas será que esse tipo de componente não provoca nenhum problema com o passar do tempo?
Essa é uma dúvida frequente, que pode deixar muita gente inquieta. E o que contribui com isso são as informações distorcidas que podem ser encontradas facilmente pela internet.
Bem, o flúor realmente ajuda na higienização diária dos dentes e na preservação da nossa saúde bucal. Não podemos ignorar esse fato. Porém, é preciso ter muita atenção e cuidado. E no caso de quem já tem ou fará um implante dentário, a recomendação é evitar o flúor. Continue lendo para entender melhor!
O que é essa substância?
Bastante utilizado na produção de produtos bucais, o flúor é considerado um elemento químico altamente reativo quando comparado aos demais listados naquela famosa tabela periódica, que usamos durante as aulas de química. Sem dúvidas, você já teve contato com uma, certo?
Voltando a explicação, essa substância é um mineral natural, ou seja, pode ser encontrada em abundância e de diferentes formas na natureza. Quando utilizada na quantidade certa, auxilia diretamente no processo de desenvolvimento e fortalecimento da nossa estrutura óssea, incluindo a arcada dentária.
A ação do flúor presente nos produtos bucais
O flúor presente em produtos bucais, como a pasta de dente e o enxaguante, por exemplo, age no esmalte dentário. O seu poder de ação se concentra em remover bactérias que formam placas, além de criar uma proteção contra o surgimento de cáries e impedir a desmineralização ocasionada pelos ácidos da saliva ou até mesmo dos alimentos que ingerimos.
Esses são alguns dos principais benefícios. Mas há malefícios? Sim e, como adiantamos acima, se você tem implante, deve optar por fazer a sua higienização bucal com produtos livres de flúor. O motivo é que se a dentição natural pode ser seriamente afetada, com os dentes artificiais não vai ser diferente. Explicamos como isso ocorre logo abaixo.
Veja 3 malefícios do flúor
O hábito de usar produtos bucais com flúor para fazer a higienização de implantes dentários resulta em alguns problemas.
- Comprometimento da durabilidade do implante
O flúor tem um poder de ação relativamente intenso e, no caso dos implantes, pode afetar diretamente o local onde o pino de sustentação da prótese foi alocado, comprometendo tanto a sua estabilidade quanto a durabilidade.
- Surgimento de manchas também conhecidas como fluorose
Assim como ocorre na dentição natural, podem surgir manchas esbranquiçadas ou escuras no esmalte do implante por conta de uma higienização bucal feita constantemente com flúor, ou seja, há o desenvolvimento de um quadro conhecido pelos dentistas como fluorose.
- Desgastes ou alterações irreversíveis na estrutura da prótese
Com a prótese comprometida e a presença de manchas no esmalte, a resistência do implante enfraquece, dando brecha para que toda a estrutura sofra outros tipos de desgastes ou alterações que não poderão mais ser contornados.
Vale acrescentar aqui que a ingestão descontrolada dessa substância pode afetar o corpo de outras formas, causando cólicas e dores abdominais, perda de apetite, náuseas e vômitos, perda de peso, tremores ou fraqueza e diarreia.
Cuide do seu implante com produtos bucais sem flúor
Recentemente, abordamos em nosso blog a importância dos cuidados com implantes dentários. A higienização feita diariamente e de forma adequada é essencial para preservar a integridade deles. E como vimos, o flúor não é recomendado porque pode afetar a estrutura e a durabilidade da prótese. Então, o que fazer?
Busque por produtos bucais sem flúor em sua composição, ou seja, aqueles que foram criados especificamente para quem tem implantes. Pensando em auxiliar as pessoas que já passaram ou que farão esse procedimento para recuperar o seu poder de mastigação e a sua autoestima, a New Dental Care desenvolveu a Linha Sem Flúor, atualmente chamada de Linha Implants.
Essa linha possui grau de abrasividade ideal para prevenir danos à superfície do implante durante a limpeza. E mesmo não sendo produtos fluoretados, seus princípios ativos possuem excelente poder antisséptico, garantindo, assim, a remoção eficiente de bactérias, a longevidade do seu tratamento e aquele sorriso encantador que você deseja.