O que é uma pasta de dente sólida?

Home Page Blog O que é uma pasta de dente sólida?
O que é uma pasta de dente sólida?

Seja na hora de acordar, após as refeições, ou antes de ir se deitar, você provavelmente costuma escovar seus dentes com ajuda de cremes dentais. Porém, sabia que também existe uma versão de pasta de dente sólida?

Esse produto tem ganhado força no mercado devido à sua praticidade e por priorizar a questão da sustentabilidade. Além disso, ele pode ajudar a manter a saúde bucal em dia, sendo tão eficaz quanto a versão em creme.

Quer entender mais a respeito da pasta sólida? Separamos algumas dicas de como usá-la para você conhecer a seguir:

O que é uma pasta de dente sólida?

A pasta de dente sólida é uma versão do já tradicional produto para higiene bucal, mas adaptado em formato de pequenos tablets, similares a pastilhas ou balas, vendidas em potes de vidro ou de plástico biodegradável. Eles são desenvolvidos para atender às necessidades diárias de higiene bucal.

Basta mastigar uma unidade por alguns segundos e escolher entre fazer movimentos circulares com auxílio de uma escova molhada de cerdas macias ou realizar um bochecho.

O efeito e a recomendação são semelhantes aos de um creme dental convencional. Ou seja, a pasta de dente sólida deve ser usada, no mínimo, três vezes ao dia, com supervisão de um cirurgião-dentista, especialmente após o uso prolongado.

Na pasta sólida, os ingredientes são selecionados para se misturar com a saliva, influenciando na limpeza dos dentes.

Isso que dizer que pasta de dente sólida e tablet dental são a mesma coisa?

É possível dizer que os tablets dentais são um dos tipos existentes de pasta de dente sólida, mas não o único que se tem conhecimento.

Isso porque, embora eles sejam a versão mais conhecida, alguns países, como os Estados Unidos, também possuem versões de pasta em pó, ainda que menos comuns.

Saiba mais sobre como usar os tablets dentais na sua rotina

Quais os benefícios de usar uma pasta de dente sólida?

Existem diversos motivos que fazem a pasta de dente sólida ser recomendada, de forma segura, pelos dentistas:

Fácil de carregar

Esse tipo de produto pode ser transportado em potinhos e ser carregado em bolsos, bolsas, mochilas e sacolas com facilidade. Tudo graças ao seu tamanho e leveza, que permitem essa comodidade.

Livre de microplásticos

Um levantamento feito pela campanha Beat the Microbead, da ONG holandesa Plastic Soup Foundation, revelou que, ao menos, metade das marcas de pastas de dente convencionais possuem microplásticos em sua composição.

Esses componentes acabam afetando, muitas vezes, a saúde bucal, além de atrapalharem o meio-ambiente, poluindo rios e influenciando na cadeia alimentar de diversos animais. 

Por isso, a pasta de dente sólida pode ser uma opção mais sustentável, já que é armazenada em vidrinhos ou potes de materiais biodegradáveis.

Possui menos ingredientes nocivos

As pastas de dente sólidas podem conter ainda menos ingredientes prejudiciais à dentição do que em comparação a alguns tipos de pastas. 

Os tablets dentais, por exemplo, tendem a ter em sua formulação alguns ingredientes mais naturais. E muitas marcas os produzem para serem livres de parabenos, triclosan e sulfatos, que podem comprometer a saúde bucal.

É importante optar por produtos de higiene bucal com menores quantidades de corantes e aromatizantes na formulação.

3 dicas ao comprar uma pasta de dentes sólida

Uma vez que você já conhece os benefícios de optar por esse tipo de produto, é hora de saber diferenciar versões que, de fato, substituem as pastas de dente convencionais das que podem não ser tão eficazes assim:

1. Confira as informações do rótulo

Em primeiro lugar, leia sempre todas as informações presentes na embalagem do produto para escolher os melhores produtos. Veja quais ingredientes estão presentes, se há uso de corantes e aromatizantes que possam ser prejudiciais à sua saúde, entre outros detalhes.

2. Siga as instruções de uso

Além disso, é fundamental seguir as especificações de uso do fabricante para que a pasta de dente sólida seja benéfica e eficaz. Não adianta apenas mascar o produto sem água ou sem escovação, ou ingeri-lo, por exemplo, pois o efeito não será o mesmo.

3. Peça recomendação ao seu dentista

Por fim, faça sempre consultas regulares ao seu dentista para entender os usos e expectativas da pasta de dente sólida na sua rotina diária. Siga também as instruções do profissional durante a escovação com esse tipo de produto.

Fique por dentro de mais tendências sobre saúde bucal no blog da New Dental Care

Para ficar por dentro de tudo sobre novidades e tendências quando o assunto é higiene bucal, basta acompanhar o nosso blog. Com ele, você confere publicações sobre saúde, sustentabilidade e muito mais!

Acesse nosso blog e fique antenado em novidades sobre saúde bucal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Institucional

Linhas Exclusivas

Categorias