Se você tem uma clínica ou consultório odontológico, é provável que esteja buscando algumas soluções para melhorar seus resultados. E você está no lugar certo! Neste artigo, vamos falar sobre marketing odontológico, um conjunto de estratégias para impulsionar seu negócio com divulgações assertivas.
Quer saber como aumentar sua visibilidade, atrair novos pacientes e fidelizar aqueles que já confiam no seu trabalho? Continue a leitura!

O que é marketing odontológico?
O marketing odontológico é um conjunto de estratégias que ajudam a promover clínicas e consultórios com ações de publicidade e comunicação. Dessa forma, trata-se de uma iniciativa fundamental para aumentar sua visibilidade no mercado odontológico, alcançar novos pacientes e estreitar os laços com aqueles que já contrataram os seus serviços.
Vale ressaltar que o objetivo do marketing odontológico, mais do que aumentar o número de pacientes na sua clínica, é construir relacionamentos duradouros, despertando a confiança e a lealdade aos seus serviços.
Quais as vantagens do marketing odontológico?

Saiba como o marketing odontológico vai beneficiar sua clínica:
1. Aumento da visibilidade
Não é novidade que as marcas têm investido grande parte dos seus recursos em estratégias de marketing digital. Com a produção de conteúdo voltada para canais online, como e-mail marketing, blog e redes sociais, é possível alcançar um público cada vez maior, estabelecendo uma presença forte nos meios digitais e aumentando sua visibilidade.
2. Atração e fidelização de pacientes
A construção de uma marca forte e o aumento da visibilidade fazem com que os seus serviços sejam conhecidos por mais pessoas. Além disso, a produção e disseminação de conteúdo relevante desperta a consciência dos seus clientes atuais em relação a sua marca. Dessa forma, quando eles precisarem novamente de um atendimento odontológico, é possível que voltem a procurar seus serviços.
3. Diferenciação da concorrência
Ao compartilhar conteúdo de valor com o seu público-alvo, você desperta um sentimento de confiança em relação ao seu trabalho. Além de ajudar o consumidor a entender por que ele deve contratar os seus serviços em vez de optar por outra clínica. O mercado odontológico está cada vez mais competitivo e é preciso garantir que o seu público reconheça a qualidade dos seus serviços.
4. Acompanhamento de resultados
O marketing digital permite que você acompanhe diversas métricas que vão dizer se o retorno sobre o investimento tem sido positivo ou negativo. É possível mensurar a quantidade de visualizações no seu site e blog, engajamento nas redes sociais, conversão de leads e muito mais.

Veja abaixo algumas estratégias que vão impulsionar sua performance:
1. Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo envolve diversas ações que têm o intuito de aumentar a visibilidade e a autoridade de uma marca, atraindo e engajando o seu público-alvo.
Essa estratégia tem relação direta com o SEO (Otimização para Mecanismos de Busca), que consiste em técnicas para ranquear uma página e/ou site em mecanismos de pesquisa como o Google.
Algumas técnicas de SEO para ficar de olho são:
- Uso de palavras-chave relevantes
- Estruturação de conteúdo que agregue valor ao usuário
- Qualidade e otimização técnica do site
O marketing de conteúdo pode incluir algumas frentes, como a criação de um blog para educar seus leitores sobre a importância da saúde bucal. Além disso, você pode investir em:
- Materiais ricos (como e-books e infográficos) para fornecer conteúdos mais ricos de forma gratuita, em troca apenas do contato do usuário. Dessa forma, é possível coletar leads para futuras campanhas de marketing.
- Vídeos informativos para apresentar os diferentes procedimentos odontológicos existentes e fornecer dicas de higiene bucal, por exemplo.
E-mail marketing: essa frente inclui o envio de e-mails para divulgar campanhas de marketing, recomendar conteúdos do seu blog e divulgar novas ofertas.
2. Redes sociais
Com as redes sociais, você pode se conectar com os seus pacientes, compartilhando informações de valor, divulgando seus serviços e interagindo diretamente com eles. Para fazer bom proveito desses canais, você pode:
- Compartilhar conteúdos educativos, como dicas de escovação, para tirar dúvidas dos seus pacientes e se posicionar como uma autoridade.
- Compartilhar cases de sucesso dos seus atuais pacientes, a fim de expor seus serviços e ganhar a confiança de outras pessoas.
- Divulgar ofertas especiais em datas comemorativas, como Carnaval e Dia das Crianças.
- Interagir com seus seguidores em comentários e mensagens diretas para fortalecer a relação com seus pacientes e conquistar outras pessoas para a sua clínica.
O Dental Office também conta com uma ferramenta de marketing integrada para aprimorar a comunicação com os seus pacientes por meio de campanhas de e-mail e SMS automático, garantindo a fidelização de clientes. Conheça agora mesmo a solução!