Veja quais são as causas do mau hálito e como se livrar dele

Home Page Blog Veja quais são as causas do mau hálito e como se livrar dele
Imagem de uma mulher tapando sua boca e nariz, representando o mau hálito em alguém

Praticamente todo mundo já fez isso em algum momento ao longo do dia: colocar uma das mãos em frente à boca e dar um leve sopro para saber se está ou não com mau hálito.

A halitose é um problema muito comum na cavidade oral e causa grande desconforto, impactando negativamente na vida pessoal e social de quem o possui.

Mesmo recorrendo a uma bala como a famosa balinha de menta ou um simples bochecho com enxaguante bucal, nem sempre é possível disfarçar o forte odor exalado.

Então, o que fazer exatamente para se livrar de uma vez por todas desse incômodo? Continue lendo para saber mais!

As causas do mau hálito

As causas do mau hálito são bem variadas e, claro, qualquer pessoa pode ter a boca afetada por esse tipo de distúrbio. Além disso, geralmente, quem tem não consegue percebê-lo por conta própria. Na grande maioria das vezes, o que dá origem a halitose é a falta de uma higiene bucal adequada, que favorece o acúmulo de restos de alimentos e a proliferação desregulada de bactérias que naturalmente estão presentes na boca.

Não ter uma higiene bucal adequada é uma das principais causas do mau hálito.

Vale ressaltar que a microbiota oral, por si só, não é maléfica. Pelo contrário, ela ajuda a proteger a boca contra agentes invasores e também contribui na digestão dos alimentos que ingerimos.

Além de uma higienização feita de maneira inadequada, há outras possíveis causas do mau hálito. Continue a leitura para entender melhor:

  1. Doenças do fígado

Esse órgão é o responsável por filtrar as toxinas do sangue e se houver alguma complicação nesse processo, podem surgir gostos desagradáveis e um forte odor na boca.

  1. Insuficiência renal

Os rins também ajudam a filtrar e remover as toxinas presentes no corpo humano, mas quando uma pessoa desenvolve um quadro de insuficiência renal, há grandes chances dela ficar com um hálito que exala cheiro de amônia.

  1. Infecções respiratórias

Quando as vias respiratórias são acometidas por uma infecção, como sinusite e bronquite, há o acúmulo de muco e a rápida proliferação de bactérias.

  1. Refluxo gastroesofágico

Nesse caso, o mau hálito surge do ácido gástrico presente no estômago, que volta para o esôfago. Assim, o odor dessa substância ácida que dissolve os alimentos acaba invadindo a boca.

  1. Desidratação

A baixa ingestão de água ao longo do dia provoca o ressecamento bucal e a desidratação do corpo, o que possibilita a propagação bacteriana na cavidade oral. 

  1. Uso de tabaco

Como sabemos, o cigarro exala um odor forte. Isso acontece por conta do alto número de substâncias tóxicas presentes na sua composição. Então, um hálito desagradável é somente uma das várias consequências do hábito de fumar.

  1. Consumo de álcool

O álcool também é outro vilão. Quando consumida com frequência, a bebida alcoólica pode causar alterações bucais, como a descamação de células que acabam se transformando em enxofre.

Imagem de um homem ingerindo bebida alcoólica, que é uma das causas do mau hálito.

5 dicas para acabar com o mau hálito

Quando a origem do mau hálito não é uma condição de saúde, fica mais fácil se livrar dele.

Agora que você já sabe quais são as possíveis causas do mau hálito, chegou o momento de entender o que pode ser feito para acabar de uma vez por todas com esse problema.

Reunimos abaixo algumas dicas importantes que podem fazer toda a diferença no dia a dia. Confira quais são!

  1. Não fique muito tempo sem comer

Quando o estômago está vazio, ocorre um aumento na produção de ácidos estomacais e a liberação de alguns gases que podem subir à boca. Então, não fique muitas horas sem comer.

Se alimente a cada 3 horas e busque por uma alimentação equilibrada.
  1. Evite alimentos com cheiro forte

Existem alguns alimentos com gosto e cheiro forte que acabam contribuindo com o surgimento do mau hálito, como o alho e a cebola. Se eles estão entre os seus preferidos, evite ou faça um consumo moderado. 

Após consumir alimentos com cheiro forte, faça a higienização bucal para garantir um hálito fresco e agradável.
  1. Reduza ou pare de consumir cigarro e bebida alcoólica

Busque pela moderação ou então pare de vez de fumar e ingerir bebida alcoólica. Mais do que causar mau hálito, eles podem trazer outros problemas para o seu corpo.

Cigarro e bebida alcoólica causam alterações que geralmente são irreversíveis.
  1. Aumente a ingestão de água

Em relação à ingestão de água, a recomendação é fazer isso sem moderação, porque ela é essencial para o organismo como um todo, ajudando a manter o corpo bem hidratado, a boca úmida e o hálito fresco.

Beba no mínimo 2 litros de água ao longo do dia para estimular a produção de saliva. 
  1. Capriche na higiene bucal

Redobre a atenção e capriche na higienização bucal. Além da escovação dos dentes, limpe com cuidado a língua, a gengiva e a parte interna das bochechas.

Não esqueça de utilizar fio dental e o enxaguante bucal para garantir uma remoção eficiente de restos de alimentos e o controle das bactérias bucais. Também consulte regularmente um dentista.

Escolha produtos bucais de qualidade para manter a sua saúde bucal em dia.

A importância de usar produtos bucais de qualidade para combater o mau hálito

Mais do que redobrar os cuidados com a higiene bucal, é preciso escolher produtos bucais de qualidade para combater o mau hálito. 

O motivo é que a qualidade dos produtos utilizados diariamente no momento da limpeza é um fator determinante para manter a boca protegida.

Dessa forma, além de eliminar a halitose de uma vez por todas, fica mais fácil evitar outros tipos de problemas que podem afetar o seu sorriso.

A New Dental Care tem muitas dicas para você!

No blog da New Dental Care, você encontra muitas dicas para cuidar do seu sorriso sem cometer erros e ainda aprimorar a eficiência e os resultados da sua rotina de oral care. Vale a pena conferir!

Acesse o blog da New Dental Care e veja como manter o seu sorriso saudável e mais protegido!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Institucional

Linhas Exclusivas

Categorias