Você já se perguntou de onde vem a resistência da sua dentição? O responsável por garantir que os seus dentes estejam sempre fortes e prontos para mastigar qualquer tipo de alimento é o esmalte dentário. E, para preservá-lo, é preciso usar uma pasta de dente correta.
Embora seja considerada muito forte, essa camada pode sofrer desgastes com o uso de pasta de dente abrasiva com o passar do tempo, impactando no seu sorriso.
Neste artigo, vamos te explicar, de uma forma simples, como tudo ocorre e o que fazer para evitar a deterioração do esmalte dentário.
O que é esmalte dentário?
Explicando de um modo simplificado, o esmalte dentário é uma capa translúcida, ou seja, não tem cor. Ela protege toda a parte visível dos dentes — no caso, a coroa do dente, que vai até o começo da gengiva.
Sua principal função é ser linha de defesa da dentina e da polpa, que são áreas internas da estrutura dentária bastante sensíveis. É graças a este revestimento altamente resistente, que os nossos dentes não se desgastam tão fácil.
Ainda assim, alguns hábitos podem resultar no enfraquecimento do esmalte dentário, favorecendo o surgimento de problemas bucais.
Sinais de que o esmalte dentário está comprometido
Como adiantamos, o esmalte dentário é forte, mas pode ficar comprometido ao longo do tempo. E para saber se ele está desgastado, basta prestar atenção na aparência dos dentes e também nos possíveis incômodos ao ingerir alimentos e bebidas.
Ao observar e constatar a existência desses sinais, é necessário ir ao dentista para avaliar o quadro e fazer o tratamento adequado.
O que faz o esmalte dentário se desgastar?
Geralmente, o que faz o esmalte dentário se desgastar são hábitos inadequados, tanto em relação à alimentação quanto na forma como a higienização bucal é feita. E nós explicamos por quê.
Bem, sobre a alimentação, o consumo de alimentos e bebidas com elevado nível de acidez ou com rico em açúcar, provoca alterações no pH bucal e a perda de minerais do esmalte dental. Esse processo também é conhecido como desmineralização dos dentes.
E sobre a higiene bucal, quando ela é ineficaz, ocorre a proliferação de bactérias e a formação da placa bacteriana. Além disso, o uso de produtos bucais abrasivos, como a pasta de dente, pode afetar o esmalte dentário.
A ação da pasta de dente no esmalte dentário
Durante a escovação, os componentes presentes na fórmula da pasta de dente atuam não só para fazer a limpeza bucal, mas também fortalecer o esmalte dentário.
No entanto, algumas pastas possuem partículas em sua composição, o que aumenta o nível de abrasividade. Assim, ao invés de manter o esmalte limpo, polido e sem manchas, o resultado são danos na proteção dos dentes, sensibilidade e dores.
Fortaleça o seu esmalte dentário da maneira certa: com a New Dental Care!
Para que você possa fortalecer o seu esmalte dentário da maneira certa, o ideal é usar uma pasta de dente com baixo nível de abrasividade e outros produtos bucais que possibilitem uma higienização adequada e sem atritos.
Preocupada em atender essa necessidade, a New Dental Care criou o Gel Dental com Flúor, que faz parte da Linha com Flúor, atualmente chamada de Linha Cosmetic.
Com uma fórmula exclusiva, excelente poder antisséptico e baixíssimo nível de abrasividade, ele mantém o esmalte dos dentes mais forte, proporcionando um sorriso saudável e lindo.
Mantenha o seu sorriso saudável com a New Dental Care!
Agora que você já sabe o que é esmalte dentário e o que pode provocar o seu desgaste, redobre a atenção com os seus hábitos e busque por produtos bucais que não afetem os seus dentes durante a escovação.
Conheça mais sobre o Gel Dental Vegano com Flúor e os demais produtos da Linha com Flúor desenvolvida pela New Dental Care.