Você sabia que uma pasta de dente abrasiva pode afetar o esmalte dentário?

Home Page Blog Você sabia que uma pasta de dente abrasiva pode afetar o esmalte dentário?
Mulher escovando os dentes em frente a um espelho

Você já se perguntou de onde vem a resistência da sua dentição? O responsável por garantir que os seus dentes estejam sempre fortes e prontos para mastigar qualquer tipo de alimento é o esmalte dentário. E, para preservá-lo, é preciso usar uma pasta de dente correta.

Embora seja considerada muito forte, essa camada pode sofrer desgastes com o uso de pasta de dente abrasiva com o passar do tempo, impactando no seu sorriso. 

Neste artigo, vamos te explicar, de uma forma simples, como tudo ocorre e o que fazer para evitar a deterioração do esmalte dentário.

O que é esmalte dentário?

Explicando de um modo simplificado, o esmalte dentário é uma capa translúcida, ou seja, não tem cor. Ela protege toda a parte visível dos dentes — no caso, a coroa do dente, que vai até o começo da gengiva.

A força do esmalte dentário é resultado da alta concentração de minerais que ele possui, como zinco, magnésio e cobre.
O esmalte dental é composto principalmente por minerais, especificamente hidroxiapatita, que é uma forma cristalina de fosfato de cálcio.

Sua principal função é ser linha de defesa da dentina e da polpa, que são áreas internas da estrutura dentária bastante sensíveis. É graças a este revestimento altamente resistente, que os nossos dentes não se desgastam tão fácil.

Ainda assim, alguns hábitos podem resultar no enfraquecimento do esmalte dentário, favorecendo o surgimento de problemas bucais. 

Sinais de que o esmalte dentário está comprometido

Como adiantamos, o esmalte dentário é forte, mas pode ficar comprometido ao longo do tempo. E para saber se ele está desgastado, basta prestar atenção na aparência dos dentes e também nos possíveis incômodos ao ingerir alimentos e bebidas.

Os principais sinais de desgaste do esmalte dentário são:
Sensibilidade a alimentos e bebidas quentes ou frios;
Manchas amareladas que surgem com a exposição da dentina;
Trincas ou pequenas fissuras nos dentes;
Surgimento de erosões e cáries.

Ao observar e constatar a existência desses sinais, é necessário ir ao dentista para avaliar o quadro e fazer o tratamento adequado.

O que faz o esmalte dentário se desgastar?

Geralmente, o que faz o esmalte dentário se desgastar são hábitos inadequados, tanto em relação à alimentação quanto na forma como a higienização bucal é feita. E nós explicamos por quê.

Bem, sobre a alimentação, o consumo de alimentos e bebidas com elevado nível de acidez ou com rico em açúcar, provoca alterações no pH bucal e a perda de minerais do esmalte dental. Esse processo também é conhecido como desmineralização dos dentes.

E sobre a higiene bucal, quando ela é ineficaz, ocorre a proliferação de bactérias e a formação da placa bacteriana. Além disso, o uso de produtos bucais abrasivos, como a pasta de dente, pode afetar o esmalte dentário.

Outras causas de desgaste do esmalte dentário são a existência de doenças gástricas e o bruxismo.

A ação da pasta de dente no esmalte dentário

Durante a escovação, os componentes presentes na fórmula da pasta de dente atuam não só para fazer a limpeza bucal, mas também fortalecer o esmalte dentário.

No entanto, algumas pastas possuem partículas em sua composição, o que aumenta o nível de abrasividade. Assim, ao invés de manter o esmalte limpo, polido e sem manchas, o resultado são danos na proteção dos dentes, sensibilidade e dores.

Mulher com a mão no rosto sentindo um incômodo causado pela sensibilidade e pelas dores.

Fortaleça o seu esmalte dentário da maneira certa: com a New Denta Care!

Para que você possa fortalecer o seu esmalte dentário da maneira certa, o ideal é usar uma pasta de dente com baixo nível de abrasividade e outros produtos bucais que possibilitem uma higienização adequada e sem atritos.

Preocupada em atender essa necessidade, a New Dental Care criou o Gel Dental com Flúor, que faz parte da Linha com Flúor, atualmente chamada de Linha Cosmetic.

Imagem do Gel Dental Cosmetic da New Dental Care

Com uma fórmula exclusiva, excelente poder antisséptico e baixíssimo nível de abrasividade, ele mantém o esmalte dos dentes mais forte, proporcionando um sorriso saudável e lindo.

Também adote hábitos que fazem bem aos seus dentes, como:
Uma alimentação equilibrada e mais natural;
Redução do consumo de açúcar;
Higiene bucal frequente e eficiente;
Visitas regulares ao dentista.

Mantenha o seu sorriso saudável com a New Denta Care! 

Agora que você já sabe o que é esmalte dentário e o que pode provocar o seu desgaste, redobre a atenção com os seus hábitos e busque por produtos bucais que não afetem os seus dentes durante a escovação. 

Conheça mais sobre o Gel Dental Vegano com Flúor e os demais produtos da Linha com Flúor desenvolvida pela New Dental Care.

Escolha a New Dental Care para garantir o fortalecimento do seu esmalte dentário!
Saiba mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Institucional

Linhas Exclusivas

Categorias