O veganismo e o vegetarianismo estão em constante crescimento no Brasil, refletindo uma preocupação crescente com a ética animal e a sustentabilidade ambiental. Consequentemente, isso é refletido na busca por produtos veganos, incluindo a pasta de dente.
Apesar desse crescimento, a oferta de produtos veganos no mercado ainda não é tão ampla quanto deveria, o que pode dificultar a vida de quem busca consumir de forma alinhada aos seus valores éticos.
Infelizmente, na hora de comprar qualquer produto, até mesmo uma pasta de dente, é preciso ficar de olho se o produto é vegano ou não.
Pode parecer estranho, mas muitas pastas de dente têm ingredientes de origem animal ou são feitas de um jeito que não é legal para os bichinhos. Afinal, por que nem toda pasta de dente é vegana? Vem com a N&W, que a gente te explica!
O que é e por que escolher uma pasta de dente vegana?
Para uma pasta de dente ser considerada vegana, ela não pode interferir diretamente, ser testada ou conter ingredientes de origem animal. Por mais que no Brasil já exista uma resolução nacional desde 2023 que proíba os testes em animais, muitos países ainda adotam essa prática, como EUA, China e Coreia do Sul, por exemplo.
Ao optar por uma pasta de dente vegana, você promove o bem-estar animal, reduz o impacto ambiental da produção de cosméticos e ainda adota um estilo de vida mais ético e sustentável.
Além disso, ao escolher produtos veganos, geralmente é possível se beneficiar de fórmulas mais naturais, sendo uma alternativa mais saudável e consciente.
Por que nem toda pasta é vegana?
As pastas de dente podem não ser veganas por várias razões, principalmente devido aos ingredientes derivados de animais ou ainda se realizarem testes em animais, quando olhamos para casos internacionais específicos.
Os ingredientes não veganos comuns que podem estar presentes nas pastas de dente são:
Glicerina
Às vezes, a glicerina é derivada de fontes animais, como gordura animal. No entanto, muitas pastas de dente usam glicerina vegetal, que é considerada vegana.
Fluoreto de sódio
Alguns dos flúores usados em pastas de dente podem ser derivados de ossos de animais. Uma alternativa é o uso de flúor sintético, que é vegano.
Corantes
Alguns corantes usados em pastas de dente podem ser de origem animal, como o Carmim de Cochonilha.
Própolis
O própolis é um ingrediente bastante comum de ser usado em cosméticos bucais por seu poder antibacteriano, antifúngico e anti-inflamatório.
Pólen de abelha
O pólen de abelha pode ter propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, e por isso, pode ser utilizado em pastas de dente.
Como escolher uma boa pasta de dente vegana?
Para saber se uma pasta de dente é vegana e fazer uma boa escolha, você pode avaliar 6 aspectos:
- Ingredientes
Verifique a lista de ingredientes da pasta de dente; produtos que contenham própolis, por exemplo, não são veganos. Busque por pastas de dente que usem ingredientes vegetais.
- Certificações
Procure por certificações veganas, como a Vegan Society, que garantem que o produto não contenha ingredientes de origem animal e não tenha sido testado em animais em nenhum momento de sua cadeia produtiva.
- Testes em animais
Certifique-se de que a marca não realiza testes em animais para abraçar mercados internacionais, nem contrata terceiros para fazerem os testes em seu nome.
Opte por marcas cruelty-free, elas são a melhor opção para quem busca produtos éticos.
- Sustentabilidade
Escolha marcas que tenham um compromisso com a transparência e sustentabilidade ambiental, utilizando embalagens recicláveis e práticas de produção eco-friendly.
- Eficácia
Além de ser vegana, a pasta de dente deve ser eficaz na limpeza e proteção dos dentes.
Busque por marcas que invistam em pesquisa científica e utilizem princípios ativos de alta performance para evitar doenças e demais problemas bucais.
Gostou deste conteúdo? Acompanhe o blog da New Dental Care!
Você vai encontrar no blog da New Dental Care informações e dicas que te ajudarão a fazer escolhas mais conscientes e saudáveis para cuidar da sua saúde bucal.
Por lá falamos de saúde, autocuidado, bem-estar, cuidados bucais, prevenção e muito mais!